domingo, 9 de março de 2014

A origem sombria dos contos de fadas

Branca de neve

Antes de tudo, em outra versão menos conhecida, a Rainha Má é, na verdade, a mãe de Branca de Neve e não sua madrasta. A história que sabemos ainda omite que a rainha envia o caçador para trazer de volta o fígado de Branca de Neve e os pulmões, para que ela possa comê-los. Quando o príncipe encontra Branca, ela já está morta e ele decide carregar o corpo dela para que possa brincar em viagens. Porém, seu servo tropeça e desaloja a maçã envenenada da garganta da princesa e ela volta a vida. Mais interessante é a punição destinada à Rainha. Quando ela aparece no casamento de Branca de Neve, é forçada a calçar sapatos de ferro que estavam no fogo e dançar até cair morta.




Joao e Maria

A versão que conhecemos já é bem forte - a madrasta malvada abandona os irmãos para morrer na floresta, eles encontram a casa de uma bruxa canibal que decide engordá-los para comer. Já em uma versão inicial, a bruxa é o diabo e ele quer sangrar as crianças sobre um cavalete. Eles, espertos, fingem não saber subir. Então, o diabo faz sua esposa mostrar a eles como faz, mas os irmãos, prontamente, cortam sua garganta, roubam todo o dinheiro do diabo e fogem.





Cinderela

Na versão dos irmaos Grimm as irmãs adotivas de Cinderela cortam partes do pé a fim de encaixar no sapato de vidro e, surpresa: o acúmulo de sangue denúncia a armação. No final, elas têm os olhos bicados por pombas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário