Duas das maiores franquias de ficção científica já criadas, as sagas voltam a dividir atenção agora, com a estreia de ‘Além da Escuridão – Star Trek, neste fim de semana, e a notícia da retomada da franquia de George Lucas, com novo filme previsto pela Disney para 2015
Meire Kusumoto
Montagem Spock e Darth Vader - Divulgação
Lançadas com onze anos de diferença, as séries tiveram concepções distintas. Criada para a TV, Star Trek (1966) mostra planetas que convivem em paz na Via Láctea do futuro. Já Star Wars (1977) evidencia uma verdadeira luta pelo poder no passado de uma galáxia fictícia. Bem-sucedidas, ambas tiveram desdobramentos – no cinema, na TV, nos quadrinhos, nos games.
Hoje, além do tema e do desempenho de público e de crítica, as séries têm em comum um elemento fundamental: a direção. O americano J.J. Abrams, que vem assinando a nova trilogia de Star Trek, foi anunciado como novo diretor da nova trilogia de Guerra nas Estrelas, com lançamento previsto para a partir de 2015 pela Disney, que adquiriu os direitos da franquia de George Lucas pela bagatela de 4,05 bilhões de dólares, em 2012. Esse elemento em comum, aliás, pode aumentar a discórdia entre os fãs das duas séries. Rumores dão conta de que Abrams vai se afastar da direção, e ficar apenas com a produção, do último Star Trek para se dedicar também a Star Wars.
Confira abaixo as semelhanças e diferenças entre as duas franquias.
«
»
Nenhum comentário:
Postar um comentário